junho 20, 2021
  • junho 20, 2021
Novidades
  • Home
  • Edição Atual
  • 5ª edição – Artigo: “Fluxo, Guerra de Opostos e Fogo no pensamento de Heráclito”

5ª edição – Artigo: “Fluxo, Guerra de Opostos e Fogo no pensamento de Heráclito”

By Redação no outubro 16, 2020
0 346 Views

Fluxo, Guerra de Opostos e Fogo no pensamento de Heráclito

Irei descrever neste texto os principais tópicos do pensamento de Heráclito, sendo eles fluxo, guerra de opostos e fogo.

Heráclito de Éfeso (540 – 470 a.C.) foi um filósofo conhecido como “O Obscuro”, pois de forma enigmática em suas teorias; chamado e classificado hoje na contemporaneidade de pensador “pré-socrático”. Descrevendo então o seu conceito de “Fluxo”, expresso no seu fragmento do rio, onde ele afirma que não podemos entrar duas vezes no mesmo rio, pois ao entrarmos pelo menos uma vez, já não somos os mesmos. Logo, estamos em constante movimento e mudança, as águas do rio já são outras e nós também, temos outra perspectiva ao repetirmos o ato de entrar. Heráclito atribui, assim, à Physis (aquilo que está florescendo ou natureza), o Devir (aquilo que vem a ser), havendo então um fluxo contínuo.

O conceito de “Guerra de Opostos” está ligado com esse fluxo, pois, devido ao movimento contínuo, há um envolvimento conflituoso entre as coisas de natureza opostas, como por exemplo: quente e frio, nascimento e morte. Seria essa “guerra” aquilo que acompanha o movimento que floresce todas as coisas. Em relação a tal conceito, Heráclito complementa essa tese com um princípio uno, sua Arché (a essência primordial das coisas), o “Fogo”. Esse fogo estaria presente em tudo, regendo todas as coisas. Também conceituado como Lógos (razão, raciocínio, palavra), o fogo seria o “ordenador” que harmonizaria a tensão entre os opostos, ordenando, do movimento ao repouso, as coisas intrínsecas no todo.

Pode-se concluir que, para Heráclito, mesmo as coisas sendo fluídas, movimentadas e em constante conflito, há uma essência una, que não define-se em diferentes coisas, mas que permanece acesa em seu fogo racional no mundo e naqueles que desejam conhecer. Esse pensamento filosófico tornou-se muito importante para o crescimento da filosofia na história da humanidade, e que continua influenciando outros pensadores até os dias de hoje, baseando-se em seus conceitos e atribuindo-os às relações humanas.


HERÁCLITO. Fragmentos. In: Os Pré-Socráticos. Trad. José Cavalcanti de Souza et al. São Paulo, Abril, 1989 (Coleção Os Pensadores).

________________________________
Sobre o autor:

Ezequiel Alcântara Soares é poeta, cordelista, escritor e trovador. Nascido em 28 de Julho de 2000, na cidade de Reriutaba – Ceará. Em 2014 migrou para o Rio de Janeiro, onde mora até então na cidade de São Gonçalo. Começou a escrever por volta dos 12 anos de idade e hoje têm cerca de dois cordéis publicados, participação em duas antologias poéticas e diversos escritos. É graduando em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), colunista na Revista Entre Poetas e Poesias e faz parte da Assessoria de Imprensa da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC).

Contatos
Email: ezequielalcantara809@gmail.com
Instagram: @ezequiel_alcantara28
Facebook: https://facebook.com/ezequiel.alcantara.142

_____________________________
Quer receber os textos do Suplemento Araçá no WhatsApp ou no Telegram? Então, acesse nossos grupos nos links abaixo. Muita poesia, crônica, enfim muita literatura de qualidade e gratuito. Vale a pena.

Link do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DnuuxC0UwED5liEjqXoZg7

Link do Telegram: https://t.me/joinchat/TrCqZhkAun0FH5enV2rwgQ

Redação

O suplemento literário Araçá é um projeto da Revista e Editora “Entre Poetas & Poesias” e foi criado com objetivo de divulgar e propagar a arte a todos os cantos do Brasil e do mundo. Um periódico cultural que nasceu para tornar o cotidiano dos leitores mais suaves com mensagens líricas, filosóficas, entrevistas, poesias, artigos acadêmicos, debates educacionais, entre outros.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *