novembro 29, 2021
  • novembro 29, 2021
Novidades
  • Home
  • resenha
  • Edição 04 – Resenha #01 – “Aborto – Leitura para ver, para ouvir, para falar em voz alta, de Carina Lessa”

Edição 04 – Resenha #01 – “Aborto – Leitura para ver, para ouvir, para falar em voz alta, de Carina Lessa”

By Redação no setembro 12, 2020
0 279 Views

Aborto – Leitura para ver, para ouvir, para falar em voz alta, de Carina Lessa

Por Jorge Marques

Em geral, romances são construídos sobre alicerces cujas recorrências não deixam dúvida de que o gênero construiu, já há muito, um dispositivo que o torna reconhecível aos seus leitores. 

Nesse sentido, alguns elementos narrativos tocam mais ou menos a sensibilidade do público:  podem ser as personagens complexas e bem construídas ou a trama competentemente alinhavada.  Mais raros, entretanto, são os livros celebrados por uma execução linguística que, de tal monta bem executada, os tornam reconhecidos por uma musicalidade intrínseca que mobiliza e praticamente domina os demais elementos da trama. 

Assim é, por exemplo, com Mar Morto, de Jorge Amado, em que o lirismo das frases assoma de maneira que o texto se aproxima em muito da prosa poética.  Já o vigor euclidiano constrói um romance-reportagem em que se sucedem períodos longos e curtos, dando origem, assim, a um ritmo original e vivíssimo em uma narrativa inaugural, em vários aspectos, em nossas letras. 

É pela mesma vereda que Carina Lessa se intromete nessa singular aventura ficcional que é Aborto.  Entretanto, deixando de lado a poética amadiana ou os jogos rítmicos cheios de dissonância de Euclides da Cunha, a autora apresenta aqui uma proposta ainda mais radical, pois logra extrair de fraseados em geral curtos e diretos o ritmo que vai ditar sua narrativa.  Leitura para ver, para ouvir, para falar em voz alta:  a delícia da palavra que se extrai do pouco.

  resenha
Redação

O suplemento literário Araçá é um projeto da Revista e Editora “Entre Poetas & Poesias” e foi criado com objetivo de divulgar e propagar a arte a todos os cantos do Brasil e do mundo. Um periódico cultural que nasceu para tornar o cotidiano dos leitores mais suaves com mensagens líricas, filosóficas, entrevistas, poesias, artigos acadêmicos, debates educacionais, entre outros.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *