setembro 20, 2021
  • setembro 20, 2021
Novidades
  • Home
  • Edições Anteriores
  • Edição 04 – Crônica: “Não é só falta de educação. é falta de amor” – Suplemento Araçá

Edição 04 – Crônica: “Não é só falta de educação. é falta de amor” – Suplemento Araçá

By Redação no setembro 12, 2020
0 172 Views

NÃO É SÓ FALTA DE EDUCAÇÃO. É FALTA DE AMOR.
Altamir Lopes

“Por causa do aumento do que é contra a Lei, o Amor da maioria se esfriará” – declara uma das máximas proféticas das escrituras sagradas referindo-se aos nossos hodiernos dias. E, tal qual verdade insofismável, encontramos nessa mesma máxima algo quase semelhante a um palíndromo: “Por causa do esfriamento do Amor, haverá aumento do que é contra a Lei”. Arrisco-me a trocar a ordem das palavras na expressão e encontrar a mesma verdade desnuda, dura, cristalina e impactante.

Por que as pessoas desrespeitam os avisos de trânsito? Por que elas não atendem aos avisos da natureza do seu próprio corpo? Por que ultrapassam os limites impostos pela legalidade instituída por elas mesmas? Por que elas limitam o que podem fazer de bom para o seu próximo?

Falta de LEI? Ou falta de Amor?

Comecei a pensar mais profundamente sobre isso em mais um momento peculiar na qual uma crise que se vivencia pode proporcionar. Observar a si próprio e ao seu semelhante ajuda a gerar acuracidade na percepção dos atos e fatos. E o que vejo? Existe a LEI, mas onde não há Amor, a Lei desvanece.

Quando se orienta a uma ação que visa à proteção comunitária, ao ganho coletivo ou à vitória de uma equipe e um elemento do grupo simplesmente descarta a opção de atender à orientação – seja ela de uma autoridade científica ou governamental –, eu fico pensando até que  ponto esse elemento está habilitado para viver e conviver em sociedade. O Amor é habilitador da convivência. Sem ele, tudo morre, não somente as pessoas. Tudo morre.

Aos cães aplicamos focinheiras porque conhecemos o que eles podem ser capazes de fazer instintivamente. Aos humanos, orientamos que usem máscaras de proteção e acabamos desmascarando as suas próprias índoles, as quais não conhecíamos. Ou fingíamos não conhecer.

E descobrimos que o pior vírus, desde há muito tempo, é o vírus da falta do Amor ao próximo.

Redação

O suplemento literário Araçá é um projeto da Revista e Editora “Entre Poetas & Poesias” e foi criado com objetivo de divulgar e propagar a arte a todos os cantos do Brasil e do mundo. Um periódico cultural que nasceu para tornar o cotidiano dos leitores mais suaves com mensagens líricas, filosóficas, entrevistas, poesias, artigos acadêmicos, debates educacionais, entre outros.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *