setembro 20, 2021
  • setembro 20, 2021
Novidades

Edição 04 – Crônica: “Mais uma que ninguém esperava” – Suplemento Araçá

By Redação no setembro 12, 2020
0 118 Views

MAIS UMA QUE NINGUÉM ESPERAVA.
Zé Salvador

Não bastasse o coronavírus (essa peste) nos causando a pandemia, agora vem outra ameaça, a praga de insetos, só vista antes nas sete pragas do Egito.

Uma nuvem de gafanhotos que se formou no Paraguai, passando por algumas partes da Argentina”, ameaça agora entrar no território brasileiro, pela fronteira do Rio Grande do Sul, podendo atingir Santa Catarina.

Essa maciça infestação patológica ambiental traz às pastagens, lavouras e afins, a enorme ameaça de destruição. O que deixa apreensivos e preocupados os agricultores e estancieiros dessas regiões, já que o trajeto que a nuvem prefere é sempre os campos com plantações e, por onde passa, faz uma verdadeira limpa.

Assim sendo, se essa praga incidir nesses locais, o povo da região terá grandes prejuízos econômico financeiro e dificuldades com o abastecimento. 

De certo que as autoridades estão se mobilizando para combater essa praga. Segundo o Portal UOL, as autoridades brasileiras querem usar “agrotóxicos pulverizados no solo”, empregando uma frota de 400 aviões. Estão de sobreaviso, pois ainda não se sabe se realmente essa nuvem de gafanhotos chegará a regiões brasileira.

Apesar de já ser noticiado, que é pouco provável, a incidência dos insetos, pelo clima a eles não favorecer, pois gostam de clima quente e seco, e por estes dias a meteorologia prevê uma frente fria para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, isso diminui considerável, a possibilidade da incidência, fazendo-os tomar outo rumo. Mas não custa se prevenir. Pode-se tomar como exemplo. a própria Argentina.

A propósito, as pragas e pestes estão se espalhando pelo mundo. Haja vista, o Covid-19 que atingiu o globo, fazendo mudar radicalmente o comportamento de toda a humanidade. Junta-se agora a essa pandemia as invasões dos insetos, que no Leste e Sudeste da África, provenientes do deserto, se espalham com seu poder de destruição.

Redação

O suplemento literário Araçá é um projeto da Revista e Editora “Entre Poetas & Poesias” e foi criado com objetivo de divulgar e propagar a arte a todos os cantos do Brasil e do mundo. Um periódico cultural que nasceu para tornar o cotidiano dos leitores mais suaves com mensagens líricas, filosóficas, entrevistas, poesias, artigos acadêmicos, debates educacionais, entre outros.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *