junho 20, 2021
  • junho 20, 2021
Novidades

Edição 04 – Crônica: “Além do Físico” – Suplemento Araçá

By Redação no setembro 12, 2020
2 175 Views

ALÉM DO FÍSICO
Ivone Rosa

Às vezes, acontece naqueles dias em que você precisa tomar uma decisão sobre situações que fogem de seu controle. Uma pessoa de sua família está hospitalizada e você deve autorizar uma cirurgia em que o paciente em questão tem somente trinta por cento de chances de sobrevivência!

Voltando para casa, no intervalo vespertino, alguns empecilhos surgem: tráfego intenso na Ponte, calor atípico em pelo inverno e sua mente é invadida por pensamentos desagradáveis! O sentimento de impotência cresce e a cabeça “destrambelha”!

Não conseguia lembrar de minha última refeição…será que almocei? Por qual motivo estou sentindo sede? Lágrimas desidratam? O seu sabor é semelhante ao soro caseiro, por que não me curam dessa dor absurda?!

Andei em direção ao ponto do segundo ônibus e à distância percebi que teria de aguardar na imensa fila, o que não me surpreendeu. Durante o pequeno trajeto, minha audição captou conversas fragmentadas dos transeuntes: do jogo de futebol, o cara da festa, o não posso comprar, a praia amanhã, ou apenas gargalhadas. Tudo isso junto ao som das buzinas, carro de propaganda, choro de neném…

Creio que caminhei automaticamente, pois já estava parada aguardando a condução. Olhei ao redor para ter a certeza de que estava na fila correta. Acenei a cabeça positivamente e percebi que estava sendo observada por uma criança, em pé, a minha frente. Era um menino com síndrome de down que sorria. Não sabia ao certo se ele sorria para mim ou de mim. Não importa! Era um lindo sorriso! Simultaneamente, sorri também.

A confirmação acerca do sorriso veio de imediato, quando ele soltou a mão do pai e abraçou minhas pernas! Naquele momento abaixei-me para ganhar o abraço. Fechei os olhos e eternizei aquele momento. Entrei num “oásis quando recebi aquele bálsamo!

Constatei naquele dia que algo existe além do nosso corpo.

Redação

O suplemento literário Araçá é um projeto da Revista e Editora “Entre Poetas & Poesias” e foi criado com objetivo de divulgar e propagar a arte a todos os cantos do Brasil e do mundo. Um periódico cultural que nasceu para tornar o cotidiano dos leitores mais suaves com mensagens líricas, filosóficas, entrevistas, poesias, artigos acadêmicos, debates educacionais, entre outros.

2 Comentários
  • FÁTIMA DANIEL 9 meses ago

    Ivone! Que texto lindo e emocionante! Você nos faz entrar na história eparticipar com você. Obrigada! Parabéns!!!

  • Raphaela 9 meses ago

    Amei o texto! Super emocionando é bem escrito!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *